Fale com a Gente
(69) 3421-3993
Voltar 10 de Outubro de 2016

Armazenamento da água da chuva nas fazendas

A Embrapa, junto com o pesquisador Julio Palhares, lançou uma publicação sobre o armazenamento de água da chuva para aplicação na produção pecuária.

A Embrapa, junto com o pesquisador Julio Palhares, lançou uma publicação sobre o armazenamento de água da chuva para aplicação na produção pecuária. O texto “Captação de água de chuva e armazenamento em cisterna para uso na produção animal” traz informações sobre as vantagens do aproveitamento hídrico, aspectos gerais sobre o sistema, cálculos efetivos para o tamanho da cisterna necessária, e estudos de caso.

O aproveitamento da água da chuva além de ser um sistema sustentável, que não afeta o meio ambiente, é economicamente vantajoso, já que não existe nenhuma cobrança sobre a atividade, ainda reduz a necessidade de obras com drenagem do solo. 

Essa fonte alternativa de água pode substituir parte das fontes superficiais e subterrâneas. A água captada pelas cisternas pode ser usada em irrigação, limpeza e refrescamento dos ambientes para os animais. Ainda pode ser usada para o consumo desde que se observe sua qualidade e seja feito o manejo correto de armazenamento e captação da água.

A publicação está disponível para download no site da Embrapa:
https://www.embrapa.br/pecuaria-sudeste/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1050541/captacao-de-agua-de-chuva-e-armazenamento-em-cisterna-para-uso-na-producao-animal