Fale com a Gente
(69) 3533-7011
Voltar 10 de Dezembro de 2015

Vitasal é a única empresa da região norte com certificação de Boas Práticas de Fabricação – Nível II

Certificado assegura qualidade e segurança aos produtos fabricados e comercializados pela empresa.

Em novembro deste ano, o esforço e trabalho da Vitasal acabaram de garantir mais uma grande conquista à empresa: trata-se da aprovação na auditoria de manutenção de sua Certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) Nível II, ou HACCP, sigla em inglês que significa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, emitido pelo Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), através do programa Feed&Food Safety - Gestão do Alimento Seguro. Dessa forma, a Vitasal se mantém como a única empresa da região norte do Brasil com a BPF Nível II. 

Desde 1995, a Vitasal vem desenvolvendo um trabalho pioneiro e qualificado nesta região brasileira. Fabricando e comercializando suplementos minerais de altíssimo nível, a empresa investe em tecnologia e na formulação de produtos cada vez mais adequados à realidade da pecuária nacional, preocupando-se sempre com a qualidade e segurança dos alimentos produzidos. 

A Certificação BPF Nível II avalia os perigos físicos, químicos e microbiológicos de cada etapa do processo. O certificado atesta a qualidade e segurança alimentar das formulações desenvolvidas pela Vitasal e garante que há um controle no processo de produção, desde o recebimento de matérias-primas até a expedição do produto final. 

Edson Gonçalves, Consultor Comercial, ressalta que ao adquirir formulações da Vitasal, o cliente sabe que está levando para casa formulações com alto valor agregado, que garantem excelência nutricional aos animais. 

Segundo Edcarlos Cardozo, profissional que atua no Controle de Qualidade da Vitasal, a Certificação BPF Nível II implica o cumprimento de diversas etapas na rotina produtiva da empresa. São eles:

Requisito para sistema de garantia de qualidade (registros);
Plano de amostragem;
Análises de produtos acabados; 
Requisitos de compras e qualificação de fornecedores; 
Auditoria interna;
Requisitos higiênico-sanitários das matérias-primas; 
Edificação e instalações;
Equipamentos e utensílios, 
Fabricação, saneamento e higiene pessoal;
Requisitos para armazenamento e expedição do produto acabado; 
Requisitos para o sistema de manutenção preventiva e calibração;
Tratamento de não conformidades;
Reclamações de clientes;
Documentos pertinentes ao controle de pragas; 
Requisitos para rastreabilidade e recall;
Potabilidade de água;
Requisitos de limpeza de equipamentos e validação.

A Vitasal adotou um cronograma de análise para mensurar os resultados de todos os seus processos, possibilitando dessa forma, um controle total de fabricação do produto. Todas as análises bromatológicas e validações são realizadas em laboratório terceirizado com ISO 17025 em São Paulo (SP). 

Fabricio Souza, Gerente Comercial, explica que a principal vantagem da Certificação BPF Nível II é o valor que a empresa leva aos envolvidos em todos os seus processos, sejam eles fornecedores, colaboradores diretos, colaboradores terceirizados, acionistas da empresa e clientes diretos e indiretos (consumidor final), através da comercialização de produtos com excelentes condições higiênico-sanitárias, inócuos, seguros, rastreáveis e economicamente viáveis. 

Inovação e Qualidade

Para conquistar e manter-se como uma das principais empresas de nutrição animal do país, a Vitasal investiu de forma intensiva em inovação, tecnologia e segurança. Buscando a melhoria do segmento e a excelência de sua qualidade de produção, a empresa está sempre aprimorando suas formulações, visando o aumento da produtividade e rentabilidade do produtor rural. 

O cliente Vitasal tem à sua disposição, um produto com um grande valor agregado, produzido com matérias-primas de excelente valor biológico e nutricional, desenvolvido com alto padrão de higiene dos funcionários e utensílios. Além disso, o consumidor pode contar com um eficiente sistema de rastreabilidade que informa para cada produto, quais lotes de matérias-primas foram utilizadas, assegurando total segurança aos clientes de possíveis falhas na produção.

Rowan Marketing